quarta-feira, 28 de abril de 2021

Exercícios sobre “À Medida Que” ou “Na Medida Em Que”

Questão 1

Marque a alternativa cuja expressão destacada esteja sendo empregada de maneira equivocada:

Questão 1

 a) À medida que o tempo passa, fico mais sábia.

b) Precisamos ler mais na medida em que nos profissionalizamos.

c) À medida em que ganhava peso, perdia suas roupas.

d) Na medida em que os produtos forem chegando, faremos o cadastro.

e) À medida que convivemos com pessoas, tornamo-nos mais maduros.

 Questão 2

 Marque a alternativa cuja expressão destacada tenha ideia de proporção:

 a) A medida do tecido é essa aqui que eu anotei.

b) Na medida em que passamos por experiências negativas, tornamo-nos mais desconfiados.

c) À medida que o tempo passa, gosto mais de você.

d) Meu filho está na medida certa para a idade dele.

e) O trabalho deve ser entregue hoje, na medida em que entramos de férias na segunda.

 Questão 3

Marque a única alternativa cuja expressão “à medida que” esteja sendo empregada incorretamente:

a) À medida que o tempo passa, sinto-me mais bonita e jovem.

b) Os alunos, à medida que o ano letivo chega ao fim, não se interessam mais em fazer as tarefas de casa.

c) Carlos sabe que à medida do seu pé é bem menor do que à medida do sapato.

d) Sei que, à medida que os convidados forem chegando, os garçons servirão as bebidas.

 Questão 4

Marque a alternativa cuja expressão destacada possa ser substituída pela expressão “tendo em vista que” sem que o sentido seja alterado:

a) Meu tio me avisou que, à medida que o material chegasse, chegariam também os empregados.

b) À medida que o tempo passa, sinto saudades da infância.

c) Quero que compre outro fio da mesma medida que este aqui.

d) Devemos correr para o ponto de ônibus, na medida em que o ônibus deve estar passando.

e) Todas as alternativas estão certas.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra C: A expressão “À medida em que” não existe na Língua Portuguesa.

 Resposta Questão 2

Letra C: À medida que é uma locução conjuntiva proporcional que expressa ideia de proporção e pode ser substituída pela expressão “à proporção que”.

 Resposta Questão 3

Letra C: Na alternativa “C”, a expressão correta deveria ser “a medida” (artigo + substantivo), já que, pelo contexto do enunciado, não há ideia de proporcionalidade, a qual é atribuída à expressão “à medida que”.

 Resposta Questão 4

Letra D: A expressão “na medida em que” é uma locução conjuntiva causal e pode ser substituída pela expressão “tendo em vista que” sem que haja prejuízo semântico ao enunciado. 


terça-feira, 27 de abril de 2021

Anoitecer - Análise de Poema

 O texto descritivo 

Anoitecer

Ao longo do bazar brilham pequenas luzes.

A roda do último carro faz a sua última volta.

Os búfalos entram pela sombra da noite, onde se dispersam. 

As crianças fecham os olhos sedosos.


As cabanas são como pessoas muito antigas, sentadas, pensando. 

Uma pequena música toca no fim do mundo

Uma pequena lua desenha-se no alto céu.


Uma pequena brisa cálida flutua sobre a árvore da aldeia 

como o sonho de um pássaro.

 Oh, eu queria ficar aqui, pequenina.

                                                        (Cecília Meireles)

Exercícios

1. Na caracterização do cenário apresentado nos versos acima, predomina uma

A)  descrição objetiva com excesso de adjetivos.

B)  descrição subjetiva com ênfase nas impressões visuais.

C)  descrição objetiva marcada pelo emprego de figuras de linguagem.

D)  narração em primeira pessoa: narrador-personagem.

E)  dissertação com exposição crítica de um assunto.

Hipérbole é exagero e a expressão sob análise é, ao contrário, marcada por comedimento (“pequena brisa”), como tudo nesse texto.

Resposta: E

2.  Sobre o texto, assinale a incorreta.

 a) Além do título, há no texto várias indicações de que a situação descrita se encontra em        seus momentos finais.

 b) O uso reiterado do adjetivo pequeno (a, as), além de sugerir a distância do espaço                  físico caracterizado, exprime a identificação do eu lírico (“pequenina”) com a paisagem        descrita.

c) A imagem do cair da noite associa-se a outras imagens da mesma área de sentido,                  referentes a sono e sonho.

d) Do início ao fim do poema, o eu lírico se refere a si e a suas emoções, sem para isso              fazer qualquer referência à primeira pessoa gramatical.

e) A paisagem descrita apresenta um quadro de movimentos suaves, que sugerem                      tranquilidade e paz.

 COMENTÁRIO E GABARITO

  Nos versos “Oh, eu queria ficar aqui, / pequenina”, há referência à primeira pessoa                gramatical.

   Resposta: D


quinta-feira, 8 de abril de 2021

Concordância Nominal e Verbal

                                                         Concordância Nominal (A Casa do Concurseiro -  Concordância Nominal)

Regra geral

Os artigos, os pronomes, os numerais e os adjetivos concordam com o substantivo a que eles se referem.

Casos especiais

Adjetivo + substantivos de gênero diferente: concordância com o termo mais próximo.

         Aquele professor ensina complicadas regras e conteúdos. complicados conteúdos e regras.

         Notei caídas as camisas e os prendedores.

         Notei caída a camisa e os prendedores.

         Notei caído o prendedor e a camisa.

Substantivos de gêneros diferentes + adjetivo: concordância com o termo mais próximo ou uso do masculino plural.

         A Casa do Concurseiro anunciou a professora e o funcionário homenageado.

         A Casa do Concurseiro anunciou a professora e o funcionário homenageados.

         A Casa do Concurseiro anunciou o funcionário e a professora homenageada.


3.      Anexo

         Seguem anexos os valores do orçamento.

         As receitas anexas devem conter comprovante.

4.  Obrigado adjetivo

         “Muito obrigada”, disse a nova funcionária pública!

 

5.  

         “O impossível é questão de opinião e disso os loucos sabem, os loucos sabem.” (Chorão)

         “Eu estava só, sozinho! Mais solitário que um paulistano, que um canastrão na hora que cai o pano”

         “Bateu de frente é tiro, porrada e bomba.” (Valesca Popozuda)


6.  Bastante

Adjetivo = vários, muitos / Advérbio = muito, suficiente

         Entregaram bastantes problemas nesta repartição.

         Trabalhei bastante. Tenho bastantes razões para estudar na Casa do Concurseiro!

 

7.    TODO, TODA qualquer

     TODO O , TODA A inteiro

     “Todo verbo é livre para ser direto ou indireto.” (Teatro Mágico)

     Todo o investimento deve ser aplicado nesta empresa.

 

8.  É bom, é necessário, é proibido, é permitido

Com determinante = variável Sem determinante = invariável

     Vitamina C é bom para saúde.

     É necessária aquela dica na véspera da prova.

     Neste local, é proibido entrada de pessoas estranhas.

     Neste local, é proibida a entrada de pessoas estranhas.


9.  Meio

Adjetivo = metade Advérbio = mais ou menos

     Comprei meio quilo de picanha.

     Isso pesa meia tonelada.

     O clima estava meio tenso.

     Ana estava meio chateada.


10.  Menos e Alerta

Sempre invariáveis

         Meus professores estão sempre alerta.

         Tayane tem menos bonecas que sua amiga.

Exercícios

1. Complete as lacunas com a opção mais adequada:

 

a)           É_____________(proibido OU proibida) conversa durante a aula.

b)          É_____________(proibido OU proibida) a conversa durante a aula.

c)           Não é____________(permitido OU permitida) a afixação de propagandas.

d)          Saída a qualquer hora, neste curso, não é                       (permitido OU permitida).

e)           No curso, bebida não é____________(permitido OU permitida).

f)            Crise econômica não é_________(bom OU boa) para o governo.

g)           Bebeu um litro e                             (meio OU meia) de cachaça.

h)          Respondeu tudo com________________(meio OU meias) palavras.

i)            Minha colega ficou________________(meio OU meia) angustiada.

j)            Ana estava                                  (meio OU meia) estressada depois da prova.

k)           Nesta turma alunos______________(meio OU meios) irrequietos.

l)            Eles comeram________________(bastante OU bastantes).

m)        Os alunos saíram da prova_____________(bastante OU bastantes) cansados.

n)          temos provas                           (bastante OU bastantes) para incriminá-lo.

o)          Os alunos ficam__________________(só OU sós).

 

quinta-feira, 25 de março de 2021

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL- A violência, a escola e você

Proposta de Produção Textual - Orientação de Estudos da SEEDUC-RJ

partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “Violência contra o professor nas escolas brasileiras”. 

 TEXTO 1

A violência, a escola e você

(Luís Carlos de Menezes)

A onda de violência que atinge escolas no Brasil também é vista em outras partes do mundo. Nos últimos tempos, casos de jovens assassinados em nossas escolas e alternam com notícias de matanças múltiplas em colégios norte- americanos. Mais recentemente, no intervalo de poucos dias, sucederam-se notícias de agressões em que uma professora teve os dentes quebrados, outra teve um dedo decepado, outra ainda os cabelos queimados - e um professor foi morto a tiros.

Sabemos que nenhuma escola é uma ilha, mas parte da sociedade. E no nosso caso essa sociedade tem-se embrutecido de forma espantosa. O roubo, o tráfico, a corrupção, o desrespeito e o preconceito levam a atos violentos e criminosos. Para recompor valores deteriorados e conseguir preparar os jovens para a vida, a escola não pode ignorar a violência em suas próprias práticas e precisa trazer as questões do mundo para a sala de aula. Alunos agredidos, livros roubados, alunas assediadas, funcionários humilhados, ofensas entre professores e alunos.

Todos esses são exemplos de situações internas à escola que precisam ser enfrentadas com a mesma firmeza com que debatemos a violência do mundo em geral. Do contrário, nosso papel formador não será cumprido. Tudo no ambiente escolar tem caráter pedagógico. Compreender como o abuso do álcool ameaça quem está ao volante(e também quem está nas ruas e no convívio doméstico), desenvolver projetos que mostrem como a intolerância, a injustiça e o preconceito resultam em violência (tanto entre nações como entre pessoas), estabelecer paralelos entre o que se vive na escola e o que se vê fora dela são apenas alguns exemplos de como não fugir dessa difícil questão. Numa sociedade violenta, a esc ola deve se contrapor abertamente à cultura de agressões.

Acredito que as situações que dizem respeito a questões internas devem ser tratadas nos conselhos de classe, identificando responsabilidades, garantindo reparações e promovendo formação. Mas a atitude firme contra a violência deve antecipar-se aos fatos como parte do projeto educativo. Turmas de alunos e novos professores devem ser recebidos a cada ano com um diálogo de compromisso, que apresente e aperfeiçoe as regras de convívio, para que não se desrespeitem os mestres em seu trabalho nem os jovens em seu aprendizado. Como meios e fins devem ser compatíveis, são necessários tempo e instalações, especialmente previstos para o convívio, pois quem é tratado como gado ou fera, enquadrado em carteiras perfiladas ou coletivamente abandonado em pátios áridos, mais facilmente vai se comportar como gado ou fera.

Disponível em:< http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_246452.shtml>


TEXTO III

De Paris para a BBC Brasil 28 agosto 2014


Uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos) põe o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas. Na enquete da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. Trata-se do índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, na Malásia e na Romênia, o índice é zero.

"A escola hoje está mais aberta à sociedade. Os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos", disse à BBC Brasil Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE. O estudo internacional sobre professores, ensino e aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também revelou que apenas um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade; a média global é de 31%. O Brasil está entre os dez últimos da lista nesse quesito, que mede a percepção que o professor tem da valorização de sua profissão. O lanterna é a Eslováquia, com 3,9%. Em seguida, estão a França e a Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que são devidamente apreciados pela sociedade. Já na Malásia, quase 84% (83,8%) dos professores acham que a profissão é valorizada. Na sequência vêm Cingapura, com 67,6% e a Coréia do Sul, com 66,5%. A pesquisa ainda indica que, apesar dos problemas, a grande maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com o trabalho.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO:

Geralmente os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos     dissertativos-argumentativos:

· Introdução(exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo (1º parágrafo);

· Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados (2º parágrafo em diante);

· Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto (último parágrafo da redação).

Caderno de Atividades de Língua Portuguesa - OEs, SEEDUC-RJ - 3º ano EM.